A SINA DO ADVOGADO

"O Advogado deve ter a coragem do leão e a mansidão do cordeiro, a altivez do príncipe e a humildade do escravo, a rapidez do relâmpago e a persistência do pingo d'água, a solidez do carvalho e a flexibilidade do bambú". Manoel Pedro Pimentel - Advogado Criminalista. IN MEMORIAM

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DESRESPEITAMOS PARA SERMOS RESPEITADOS?


Por incrível que pareça o formato mudou! Ou será que a definição de respeito mudou?

Ainda me lembro, e não tem muito tempo, de quando nossos pais nos ensinavam: "devemos respeitar para sermos respeitados!" E, apesar de possuir um seguimento religioso cristão, onde aprendemos que mesmo quando somos afrontados nunca devemos pagar o mal que nos fazem com o mal e sim com o bem, acredito piamente que impor respeito não se trata de fazer o mal mas sim o bem àqueles que não tiveram a mesma educação que nós.

Entretanto, nem sempre é fácil administrar certas situações nas quais somos fatalmente inseridos. Por exemplo, trabalho no setor público e nessa situação, mesmo trabalhando entre o Poder Público e as Empresas que se instalam no Município, temos contato com o "público" nas pessoas dos representantes administrativos e legais dessas pessoas jurídicas. Hoje, tive o desprazer de vislumbrar uma situação onde uma colega de trabalho, que também é advogada, sofreu um grande desrespeito "por escrito" onde foi inclusive ofendida no tocante à sua competência por um "suposto" representante de uma empresa, que ainda se diz advogado.

Primeiramente, no âmbito da advocacia sempre aprendemos que ao dirigirmos uma correspondência a um determinado órgão nunca devemos ser pessoais. Em segundo lugar, voltando aos parâmetros de educação e respeito entendemos ser de baixíssimo nível usar a emoção para conduzirmos nossas vidas profissionais. Sendo assim, não vemos com maus olhos o ato de defendermos nossa competência, desde que de modo a não nos comparar ao baixo nível da ofensa e do ofensor.

Por fim, pude comtemplar uma sábia atitude de minha colega, quando com a inteligência que lhe é peculiar, respondeu a afronta sem fugir da ética. Isso tudo me faz ter a esperança de saber que o verdadeiro respeito ainda possui seus fiéis representantes.

2 comentários:

  1. Marcos querido.
    Sábio é voce, que tem sempre palavras maravilhosas para todos os momentos.
    Mais uma vez quero que saiba que meu carinho por voce é enorme e espero um dia chegar a ter ao menos um pouquinho dessa humildade que voce tem.
    Abraços!
    Eliza.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, concordo plenamente com suas palavras. Nossa colega em questão realmente é excelente profissional, e sua ética é inquestionável, além de ser uma ótima pessoa.
    Que Deus te abençoe!
    Carmen.

    ResponderExcluir