A SINA DO ADVOGADO

"O Advogado deve ter a coragem do leão e a mansidão do cordeiro, a altivez do príncipe e a humildade do escravo, a rapidez do relâmpago e a persistência do pingo d'água, a solidez do carvalho e a flexibilidade do bambú". Manoel Pedro Pimentel - Advogado Criminalista. IN MEMORIAM

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COMBATENDO O RACISMO COM......RACISMO?!



Olá, caros leitores.




Mais uma vez trazemos até Vossas Senhorias um polêmico assunto - um tanto quanto esquecido, mas não por mim - que invadiu a mídia e deixou sequelas socio culturais. trata-se da famosa "cota racial" que, para os esquecidos, visa proteger um grupo racial (negros) concedendo-lhes benefícios em algumas áreas onde "supostamente" são desmerecidos, como por exemplo, nas vagas em Universidades.

A desculpa é mais antiga que "guaraná com rolha": Em razão da cultura escravista do passado em nosso país, a população de origem africana sofreu e tem sofrido mazelas que os levaram a sempre ter condições de vida precárias.

A primeira sequela: infelizmente, existe realmente um preconceito em face às pessoas de origem africana cujos atos, quando equivocados, são questionados em razão de sua raça. Isso porque muitos julgam que por serem negras as pessoas não tiveram o mesmo "nível cultural ou social" que aquelas. É realmente uma pena que alguns ainda pensem assim.

A segunda sequela: Na verdade a primeira sequela só existe em razão dessa segunda, que por sua vez tem origem nos próprios afro descendentes, mais específicamente em suas mentes que criam o ambiente perfeito para os racistas explorarem suas maldades. Como? Pois acham que todas as vezes que são criticados isso se deve ao fato de serem "negros" e, por isso, são alvos do preconceito popular. Mas isso não procede. O fato é que julgam não errar nunca e, quando são criticados jogam a culpa no preconceito.
Terceira sequela: Criam-se meios para tentar beneficiar os afro descendentes, como o caso das "cotas" nas Universidades que separam um número "X" de vagas para negros. Por que motivo? "pelo preconceito que os levam a ter um nível precário de vida?!"...Ah, então é por não possuirem recursos, ou seja, são "pobres"?...... Viu o erro? ...não? Vou te ajudar.

O benefício não deveria alcançar os "negros" e sim os pobres, sejam negros ou brancos! Ou seja, isso acaba criando outro preconceito, qual seja beneficiar os negros sejam ricos ou pobres em detrimento de muitos brancos que são verdadeiramente necessitados!

Sendo assim, não deveria ser uma "cota racial" e sim "cota social".

Aliás, para quem realmente estudou a história, com ênfase na sociologia, sabe que os primeiros senhores escravistas foram os "potentados africanos", ou seja, os próprios negros chefes de tribos e líderes que, por uma boa quantia de riquezas vendiam aos europeus os negros de tribos rivais derrotados nas guerras. Viu agora?

Por fim, muitos argumentos ainda existem para refutar o plano das "cotas raciais" mas o mais contundente é: "Racismo existe na cabeça de quem da espaço para que ele exista. Seja você mesmo e lute por seus direitos sem olhar para trás e acredite em seu maravilhoso potencial!"




Deus o abençoe!








Um comentário:

  1. Brilhante Marcos!!
    Sou contra as tais cotas nas Universidades. Aliás, acho que os maiores racistas são os negros, que aceitam isso. Na verdade, eles sempre falam do racismo, mas não hora das cotas, eles ficam calados e aceitam sorrindo.
    Abaixo as cotas para negros e lutemos pela COTA SOCIAL!
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir