A SINA DO ADVOGADO

"O Advogado deve ter a coragem do leão e a mansidão do cordeiro, a altivez do príncipe e a humildade do escravo, a rapidez do relâmpago e a persistência do pingo d'água, a solidez do carvalho e a flexibilidade do bambú". Manoel Pedro Pimentel - Advogado Criminalista. IN MEMORIAM

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PM: A COMPETÊNCIA DA INCOMPETÊNCIA

Boa noite, caríssimos leitores.

Como vocês podem ter notado o título deste post trata de competência.
Juridicamente este termo significa o espaço territorial que define o campo de atuação de uma determinada autoridade. Ex.: um juiz de direito da cidade de Taubaté tem sua competência na Comarca respectiva, isso significa seu limite de competência.
Por outro lado, o verbete "competência" também significa capacidade de executar uma atividade peculiar.
Ex.: Um médico clínico nem sempre tem competência para executar uma cirurgia, pois falta-lhe a especialização específica e, assim apenas dá consultas.
Relativamente a esta última definição é que vemos os mais absurdos casos de "incompetência".
Gostaria de deixar bem claro que respeito todas as repartições públicas como órgãos essenciais ao desenvolvimento humano (de uma forma geral). Mas como cidadão em dia com meus impostos e minhas responsabilidades não posso deixar de falar de tamanha incompetência que existe em muitas delas.
Me refiro particularmente a Polícia Militar do Estado de São Paulo (P.M.).
Entendo que a presente corporação tem competência territorial para garantir a segurança em todo o território do Estado de São Paulo. Todavia, no que se refere a competência em executar tal segurança a mencionada instituição é uma verdadeira vergonha!
Todas as vezes que nós cidadãos honestos e cumpridores de nossos deveres precisamos dos serviços desta "polícia" somos "largados às traças". Como por exemplo, se precisamos de um patrulhamento ou um contato com uma viatura, pois, estamos nos sentindo ameaçados em nossa integridade física por bandidos, usuários de drogas que põem em risco nossa segurança, em frente ou ao lado de nossas casas, simplesmente não temos tal serviço porque não existem ainda vítimas... ora "autoridades" será que em todos os casos as pessoas precisam primeiro ser atacadas ou mortas para depois serem atendidas por vossas incompetências?
Onde está sua atividade preventiva? Não era para ser preventiva?
Destarte, se os crimes precisam anteceder a atividade da Polícia Militar, então não precisamos de um policiamento preventivo (o que efetivamente não temos), poderemos então somente contar com a polícia criminal, ou judiciária (civil) que com certeza é muito melhor que a Militar!
Por fim, fica uma questão para reflexão: será falta de comando? falta de governo capaz? ou somente a falta de vontade dessa pútrida instituição falida chamada: Polícia Militar?
Reflita "PM"...ou também precisam de vítimas para isso?.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário