A SINA DO ADVOGADO

"O Advogado deve ter a coragem do leão e a mansidão do cordeiro, a altivez do príncipe e a humildade do escravo, a rapidez do relâmpago e a persistência do pingo d'água, a solidez do carvalho e a flexibilidade do bambú". Manoel Pedro Pimentel - Advogado Criminalista. IN MEMORIAM

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

COLETÂNEA: NOVA ORTOGRAFIA

Boa tarde, amigos!

Neste ano de 2011 pretendo colaborar com meus leitores trazendo algumas das alterações da nova ortografia oficial da língua portuguesa.

Parece "bobeirinha" agora, todavia, logo, logo você irá precisar se adaptar a essa nova realidade linguística se quiser um bom emprego, passar no vestibular, ou mesmo para passar num concurso público...!

As regras valerão oficialmente somente a partir de 2013, porém se não começar a estudar agora ademais poderá ser tarde demais...

Breve Histórico

As alterações foram introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, asinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné - Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste.

No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

Mudanças no Alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras (oficialmente). Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

As letras k, w e y, que na verdade não haviam desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:
  • na escrita de símbolos d unidade de medida: KM (quilômetro), Kg (quilograma), W (Watt);
  • na escrita de palavras e nomes estrangeiros ( e seus derivados): show, playgound, windsurf, William...
Por fim, é importante lembrar que o acordo é apenas "ortográfico" e, portanto, não altera em nada a linguagem falada.

Até a próxima. Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário